Por um Ceará sem miséria

Fátima Vilanova: A Comissão Brasileira de Justiça e Paz do Ceará (CBJP-CE) realizou, em 25 de janeiro de 2013, Reunião de Planejamento da nova gestão para o período de 2012/1014, cujo lema é: Por um Ceará sem Miséria.  Para fundamentar as ações a serem empreendidas pela Comissão, foi convidado a abrir os trabalhos, o Prof. Flávio Ataliba, Diretor Geral do IPECE, que apresentou “O Mapa da extrema pobreza”, lançado em novembro de 2012.

A partir dos dados do estudo, ficou comprovado o desafio das prefeituras municipais do Ceará para o enfrentamento da miséria, em que populações de desvalidos de 1.502.924 pessoas auferem renda de R$70,00 (setenta Reais/mês/per capita) ou menos, não dispondo de moradia digna, água tratada, esgoto, saúde, educação.

As causas para o quadro da tragédia residem no descompromisso de sucessivos governos municipais com a missão que abraçam ao serem eleitos, ou seja, trabalhar pelo bem comum, com espírito público, requisitando os melhores quadros para o planejamento e execução das ações necessárias. Campeiam, via de regra, a política pequena, dos interesses pessoais em detrimento dos da população, o despreparo dos dirigentes, a desonestidade no uso dos recursos públicos, a falta de participação da sociedade na definição de prioridades e fiscalização dos mandatos.

O resultado é a constatação de dois tipos de misérias, a econômica e a de valores, da população e dos dirigentes, pois todos são responsáveis pelos destinos de sua cidade, pela qualidade dos políticos que elegem.

A CBJP, diante de tão cruel realidade, não pode se omitir, mas sensibilizar a sociedade e os governos para o resgate da dignidade da política. Vamos trabalhar para influir na mudança de postura de munícipes, a partir do envolvimento das Dioceses, quanto ao exercício cívico de votar, de acompanhar e de cobrar ações dos governos; e na ação dos gestores, despertando-os para o compromisso com as causas da população, pela abertura de espaços de participação e de controle.

FÁTIMA VILANOVA é Secretária Executiva da Comissão Brasileira de Justiça e Paz do Ceará (CBJP-CE) da CNBB, E-mail: mfatimavvilanova@gmail.com

Artigo publicado no jornal O Povo, em 2/03/2013

Anúncios

Sobre Fátima Vilanova

Engenheira de Pesca, Doutora em Sociologia, ex-ouvidora da Universidade Estadual do Ceará (UECE), debatedora e comentarista de rádio e articulista de jornais. Palestrante sobre os seguintes temas: ouvidoria, gestão pública, política e cidadania
Esta entrada foi publicada em Miséria com as etiquetas . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s