Protestos pela redução da taxa de juros

Os protestos contra as elevadas taxas de juros são mais que oportunas e urgentes, se pretendemos ter uma economia equilibrada, em condições de produzir para atender a demanda do mercado sem os perigos da inflação. Todavia, é preciso que o Banco Central encontre um caminho para reduzir os spreads bancários, que encarecem o crédito, contribuem para a alevação dos preços dos produtos, com consequências danosas sobre a produção, o consumo e a geração de empregos. Confira na matéria a seguir sobre a luta para a redução da taxa selic e dê sua opinião sobre o assunto(Fátima Vilanova):

O Globo
Valor On Line

SÃO PAULO – “Integrantes de sindicatos e da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) protestarão nesta terça-feira, em um hotel de São Paulo, pela redução da taxa de juros. O evento ocorre um dia antes do Comitê de Política Monetária (Copom) decidir se mantém ou altera a taxa Selic ? atualmente, em 12% ao ano.

Em nota, as entidades divulgarão manifesto em defesa da redução da taxas de juros “a níveis compatíveis com os praticados internacionalmente em países emergentes” como forma de “acelerar e sustentar o crescimento nacional, com mais justiça social e melhor distribuição de renda”.

Participam do protesto a Central Única dos Trabalhadores (CUT), Força Sindical, sindicatos ligados a ela, como dos Metalúrgicos de São Paulo e do ABC, a Associação Brasileira de Equipamentos e Manutenção (Abimaq) e a Fiesp.

O movimento também conta com apoio de economistas como o ex-presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) Carlos Lessa e o ex-ministro da Fazenda Luiz Carlos Bresser-Pereira.

Em julho, Fiesp, Força Sindical e CUT pararam a Rodovia Anchieta, em São Bernardo (SP), para chamar a atenção para o aumento na importação de veículos e a desindustrialização do país”.

(Raphael Di Cunto | Valor)

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/pais/mat/2011/10/17/centrais-sindicais-fiesp-pressionam-por-juros-mais-baixos-925601038.asp#ixzz1b4cVTIly
© 1996 – 2011. Todos os direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A.

Anúncios

Sobre Fátima Vilanova

Engenheira de Pesca, Doutora em Sociologia, ex-ouvidora da Universidade Estadual do Ceará (UECE), debatedora e comentarista de rádio e articulista de jornais. Palestrante sobre os seguintes temas: ouvidoria, gestão pública, política e cidadania
Esta entrada foi publicada em Economia com as etiquetas . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s