Governador Cid Gomes, dê o salto na política

Educação: salto na política
Fátima Vilanova

É gritante a falta de sensibilidade de nossos dirigentes para com a situação precária de salário e condições de trabalho dos professores do Ceará. Muitos que estão no poder lá chegaram com o apoio dos professores e de seus familiares. Tantos anos de luta dos professores para alçar o PT ao poder e rapidamente verem esquecidos os compromissos com a classe, que tem que recorrer à greve em busca de seus direitos.
O PT tem uma dívida para com os companheiros da educação, não pode se furtar a apoiar a luta dos professores. O PT, como principal aliado do governo Cid Gomes, tem a obrigação moral de por em prática os discursos do passado pela valorização da educação. O PT não pode calar, “lavar as mãos”, enquanto a sociedade assiste estupefata ao desrespeito aos professores, que ganham uma miséria. Os parlamentares, ao contrário, auferem elevados salários e mordomias para fecharem os olhos e taparem os ouvidos ante às injustiças praticadas contra os mestres. Uma inversão completa de valores.
Está faltando grandeza aos nossos políticos, um olhar que se sensibilize com o sofrimento da categoria, de vital importância para o desenvolvimento do Ceará.
Educação de qualidade deve ser a prioridade de todo governo que queira fazer a diferença no Brasil. Para isso, é preciso investir. Pagar bem aos professores não constitui gasto, mas investimento com retorno garantido, como é o de uma refinaria ou siderúrgica. É necessário visão de estadista. Se o governo Cid Gomes acolhe as reivindicações dos professores não estará cedendo, mostrando fraqueza, perdendo poder. Ao contrário, sairá fortalecido aos olhos da sociedade, mostrando que prioriza a educação, não só com edificações, que são muitas, mas valorizando o seu recurso mais precioso, que é o professor. Este desfecho nos dirá que podemos ter esperanças nos nossos representantes, que o Ceará está dando um verdadeiro salto na política e na gestão pública.

FÁTIMA VILANOVA é doutora em Sociologia e membro da Comissão Brasileira de Justiça e Paz –CE . E-mail:mfatimavvilanova@gmail.com

Anúncios

Sobre Fátima Vilanova

Engenheira de Pesca, Doutora em Sociologia, ex-ouvidora da Universidade Estadual do Ceará (UECE), debatedora e comentarista de rádio e articulista de jornais. Palestrante sobre os seguintes temas: ouvidoria, gestão pública, política e cidadania
Esta entrada foi publicada em Educação com as etiquetas . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s