“Oposição questiona suposta viagem de Cid em jato particular”

15/02/2011
às 22:11
Cid Gomes e o avião de seu amigo de fé, irmão, camarada
Ah, esta aqui é uma maravilha. Prestem atenção ao que vai em negrito, Comento em seguida:
Oposição questiona suposta viagem de Cid em jato particular

Na Folha Online:
A oposição protocolou nesta terça-feira na Assembléia Legislativa do Ceará um pedido de explicações sobre uma viagem de férias do governador Cid Gomes (PSB) supostamente feita em um jato particular emprestado pelo empresário Alexandre Grendene. Grendene é um dos fundadores da fabricante de calçados, que tem benefícios fiscais no Estado. A Procuradoria-Geral de Justiça também vai analisar a informação, divulgada pela revista “Veja”, de que Cid e sua família teriam usado o jato particular do empresário para ir aos Estados Unidos e ao Caribe entre os dias 20 e 27 de janeiro.

Segundo a revista, os incentivos fiscais dados a Grendene foram renovados por mais 15 anos em 2009. A empresa também doou R$ 1,2 milhão para a campanha à reeleição do governador no ano passado. Para o deputado Heitor Férrer (PDT), que protocolou o requerimento, o eventual uso do avião do empresário pode caracterizar improbidade administrativa. “Eticamente ele não pode receber essa ‘premiação’. Pedimos transparência.” O requerimento deve ser votado amanhã. O governador tem maioria na Casa.

Outro lado
A reportagem questionou o governo do Estado sobre o uso do avião e os benefícios fiscais, mas não houve resposta. Cid ainda não se manifestou sobre o assunto. A Grendene informou que a empresa não possui jatos no Nordeste e que, se houve empréstimo, foi do avião particular do empresário. A fabricante de calçados gaúcha começou a transferir sua produção para o Ceará em 1990, devido à concessão de benefícios fiscais. A parte administrativa ainda funciona no Rio Grande do Sul. Hoje, a Grendene possui nove unidades no Ceará. A maior parte delas fica em Sobral, cidade governada duas vezes por Cid. A primeira fábrica no município foi inaugurada em 1993, quando o governador era Ciro Gomes, hoje no PSB.

Voltei
O texto vem assinado assim: “Colaboração para a Folha, de Fortaleza”. Isso explica o excesso de cuidados? Vamos lá. Recorre-se ao futuro do pretérito, muitas vezes, para sugerir que uma informação não está necessariamente confirmada. No caso acima, trata-se, então, de um erro. Vamos ver:
1 – Cid não teria usado o jato particular de Grande; ELE USOU o jato particular de Grandene.

2 – Os incentivos foram renovados para a Grandene não apenas “segundo a revista”; segundo os fatos também. Basta apurar;

3 – A informação publicada por VEJA na coluna “Holofote”, de Felipe Patury, diz que “Alexandre Grandene cedeu num jato”, sem especificar se é dele ou da empresa. Faz alguma diferença moral?

A questão tratada no item 3 demonstra que os advogados da empresa/empresário e do governador estão articulando uma saída para que Cid não seja acusado daquilo que cometeu: crime de improbidade administrativa, que resulta em perda de mandato e cassação de direitos políticos. A lei proíbe que uma autoridade receba “para si ou para outrem, dinheiro, bem móvel ou imóvel, ou qualquer outra vantagem econômica, direta ou indireta, a título de comissão, percentagem, gratificação ou presente de quem tenha interesse, direto ou indireto, que possa ser atingido ou amparado por ação ou omissão decorrente das atribuições do agente público”.

A tentativa de explicação será esta: “O avião foi cedido de amigão para amigão”.

Por Reinaldo Azevedo (Blog)

Anúncios

Sobre Fátima Vilanova

Engenheira de Pesca, Doutora em Sociologia, ex-ouvidora da Universidade Estadual do Ceará (UECE), debatedora e comentarista de rádio e articulista de jornais. Palestrante sobre os seguintes temas: ouvidoria, gestão pública, política e cidadania
Esta entrada foi publicada em eleições com as etiquetas . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s